5 segredos para ensinar seus filhos sobre uma vida saudável

Você sabia que crianças podem ter colesterol alto? E isto pode ser causado por uma alimentação desregrada. Ser saudável não é apenas não ser doente, é estar bem e feliz consigo mesmo, é sentir disposição para cumprir com as tarefas do dia a dia, é não sentir desânimo ao ter de ir até tal lugar caminhando, é bem-estar mental. As crianças têm mais facilidade de aprender e de adaptar-se às mudanças, e elas são muito influenciáveis pelos pais.

Então seguem algumas dicas de como ajudar toda a família a entrar em um ritmo saudável:

.Descubra os alimentos

Temos o costume de rotular os alimentos como “bons” e “ruins”. Frituras, salgadinhos e biscoitos recheados são ruins, e saladas, frutas, arroz e feijão são bons.

Claro, você não quer que seu filho coma cinco pacotes de batatas fritas e um quilo de doce, mas é importante explicar por que alguns alimentos podem ajudá-los a crescer forte e outros alimentos são apenas alimentos “às vezes” divertidos.

Uma ideia interessante é ensinar que existem alimentos que nos deixam fortes, que fazem bem para o nosso corpo e nos ajudam a crescer com saúde, e existem alimentos que são apenas “divertidos”, e que não trazem benefícios ao nosso corpo. Por isso comemos eles somente em algumas ocasiões, como em festas de aniversário.

.Não desista

As papilas gustativas das crianças mudam e se desenvolvem ao longo do tempo, por isso é importante continuar experimentando alimentos, mesmo que não seja um favorito instantâneo da primeira vez. Você pode precisar oferecer a uma criança um novo alimento várias vezes antes dela aceitá-lo.

Seu filho não quis comer cenoura hoje? E na próxima semana você nem vai oferecer cenoura a ele porque ele não gosta? Nada disso! Ensine ele a gostar. E além disso, ninguém “não gosta” de algum alimento sem antes experimentá-lo. Ele experimentou e não gostou? Não desista. Na próxima vez, coma cenoura para que ele possa ver, elogie o sabor dela, e incentive-o a dar ao menos uma mordida. Seja um exemplo para ele.

.Cozinhe com seus filhos

As crianças adoram aprender, sujar as mãos e ajudar os pais. Cozinhar é uma ótima maneira de ensinar as crianças como uma refeição nutritiva é feita, permitindo-lhes tocar em seu lado criativo. Eles acharão muito interessante. Se puder, também tenha uma horta em casa. Deixe-os plantar alguns legumes, cuidar diariamente das plantinhas, envolva-os!

.Tenha um vida saudável

As crianças com excesso de peso são frequentemente provocadas na escola e o ganho de peso na infância pode resultar em condições crônicas de saúde , como diabetes e doenças cardíacas. Em vez de falar sobre ganho de peso e perda de peso, é melhor introduzir o conceito de estilo de vida saudável, que inclui cozinhar alimentos nutritivos, praticar esportes coletivos , comer doces e guloseimas com moderação.

Não se concentre nos números que aparecem na balança. Por exemplo, ao invés de falar “preciso seguir essa dieta até que eu perca dez quilos”, fale “preciso comer de forma saudável e fazer mais exercícios para que eu me sinta bem comigo mesmo”.

.Foque nos resultados

Se você está fazendo algum tipo de dieta que restrinja você de alguns alimentos, como carboidratos ou açúcar, combinado com rotinas de exercícios, não se comporte como se isso fosse algo ruim.  A linguagem corporal positiva transforma tudo. Por isso,enfatize que você se exercita por diversão (não para obter uma certa forma) e nunca fala mal sobre o corpo de outras pessoas. Explique a seus filhos que sua dieta e os exercícios não são um sacrifício, mas que sente prazer em fazer isso por saber dos resultados que alcançará.

Tenho certeza que seguindo essas dicas, o caminho será bem mais fácil!

Mas para mim é importante saber o que você achou dessas dicas? Já coloca alguma em prática? Quais artifícios você usa para manter sua família saudável? Comente suas experiências !

Como preparar os filhos para começar o 6º ano escolar