Como manter a calma durante a prova do ENEM, em 7 passos

Confira dicas de como se preparar para provas escolares, concursos e para o ENEM!

Ansiedade: um dos motivos que mais prejudicam os estudantes durante a realização de uma prova. Insegurança em responder as questões e o famoso “branco” são apenas algumas das consequências enfrentadas pelos candidatos. Mas, como controlar o emocional durante um exame?  A psicóloga Márcia Barros, do Departamento de Psicologia da UFMG fala sobre algumas dicas – para antes e depois das provas!

1) Conheça o local da prova previamente

Para que você não chegue na prova estressado e ansioso, procure saber previamente onde o exame será realizado. Qual ônibus ou trajeto você deve tomar para chegar até lá? Quanto tempo demorará? Márcia aconselha que seja reservado um tempo maior para o deslocamento, pois, caso um imprevisto aconteça, você ainda estará no horário. “O candidato deve planejar o seu dia para não ser pego desprevenido, o que o tornará inseguro e ansioso durante a prova”, explica.

Evitar a ansiedade e manter a calma no Enem
2) Separe os documentos e materiais necessários

No dia anterior, confira quais documentos são obrigatórios para realização do exame e já os deixe separados. Não deixe para achá-los em cima da hora: é um estresse que pode ser evitado. Além disso, aproveite para separar o material que você usará na prova. “Um truque é levar uma caneta ou lápis a mais. Isso dá mais segurança ao candidato e evita imprevistos”, aconselha a psicóloga. Caso vá levar um lanche, também já o deixe preparado!

3) Vá acompanhado por alguém de confiança

Segundo a psicóloga, o ideal é que você esteja acompanhado de algum amigo ou familiar, que o conforte e lhe transmita segurança. “O importante é o estudante não se sentir sozinho. Saber que, em caso de qualquer insegurança ou imprevisto, ele poderá contar com alguém”, diz Márcia.

4) Respire corretamente

Já durante a prova, fique atento à sua respiração. Quando perceber que está ficando ansioso e disperso, inale o ar de forma longa e demorada e o exale calmamente.

5) Esqueça os outros candidatos

Concentre-se apenas em sua prova. Controlar os atos dos outros candidatos ou o tempo gasto por eles apenas te tornará inseguro. “Você não tem controle sobre o outro candidato, então esqueça ele. Fazer uma prova rápido, por exemplo, não necessariamente indica sucesso na prova. Cada um tem um jeito de fazer a prova”, explica a psicóloga.

6) Deu branco? Não se desespere!

Esquecer um conteúdo estudado – comumente conhecido como “branco” – tem origens psicológicas, e decorre do nervosismo excessivo do candidato. Segundo Márcia, o estudante tem domínio do conhecimento exigido, mas não consegue acessá-lo. Para contornar tal situação, a psicóloga indica a realização de relações mentais, ou seja, buscar informações relacionadas ao assunto desejado. “Algo semelhante a quando você perde um objeto: você refaz seu caminho mentalmente até lembrar onde colocou”, exemplifica.

7) Não sabe uma questão?

Se a resposta de uma questão não lhe ocorrer imediatamente, não se preocupe. Após alguns minutos, passe para a próxima questão. “Ficar preso em uma mesma questão pode levar o estudante a perder a confiança em si mesmo e a se desesperar”, explica. Ainda segundo a psicóloga, em situações de desespero é comum a perda do raciocínio elementar, ou seja, da capacidade realizar relações óbvias. “Se isso acontecer, o importante é reconquistar a confiança em si mesmo. Um truque é pensar em algo que te motive ou que lhe transmita calma.” conclui.

Fonte: SouVestibulando

Como preparar os filhos para começar o 6º ano escolar
Como preparar seu filho para a Escola primária