Como preparar seu filho para a Escola primária

Durante o último ano da pré-escola as crianças começam a se preparar para viver o ensino fundamental.  Essa transição é tão importante que comumente é feito uma festa de formatura para os pequenos que, agora, já sabem ler.

Além disso, mãe, pai, avós e irmãos muitas vezes falam sobre como será a escola primária. Descrevem suas experiências e transmitem as suas próprias memórias, principalmente sobre o fatídico primeiro dia de aula (um evento de alto conteúdo emocional e sensorial para cada criança ).

Dito isto, podemos compreender que a criança pode associar a palavra “escola” não a algo concreto, mas a um conjunto heterogêneo de fantasias e expectativas : recebidas de outras pessoas pela criança para que ele possa começar a construir sua própria representação interna. do novo lugar.

Com o jardim de infância, a criança já aprendeu a lidar com um contexto diferente do lar, a se relacionar com os colegas e a cumprir certas regras; também, já experimentou uma primeira experiência longe da família. Agora, porém, um novo capítulo se abre para ele: ele começa seus estudos .

É claro que a escola é um mundo cheio de surpresas e, portanto, pais e filhos podem se fazer as mesmas perguntas: ” Como será esse ambiente? E como as outras crianças serão? E os professores?

Além de ser uma sala de aula com estrutura diferente do jardim de infância, muitas vezes a criança precisa estreitar novos relacionamentos: de fato, pode haver outros coleguinhas e certamente há outros professores . Além disso, é necessário lidar com o dever de casa , tanto em casa como na sala de aula. O que gradualmente exige um crescimento cada vez maior do ponto de vista da organização e responsabilidade da criança.

Finalmente, as regras : embora o pequeno, no jardim de infância, já  aprendeu a estar em grupos e se comportar de forma diferente dependendo da ocasião, novas regras são introduzidas durante os anos da escola primária(por exemplo, necessidade ficar sentado e não poder falar quando o professor fala).

Como lidar com tudo isso ? Certamente, um elemento fundamental é a confiança : não só as crianças, mas também os pais devem aprender pouco a pouco a confiar nos professores , nos vizinhos e na própria escola. Também é muito importante que os pais possam acompanhar e se relacionar com a escola de forma assídua, não somente em eventos esporádicos.

Aqui em Jequié, no Colégio Ideia, buscamos fortalecer essa parceria entre família e escola. Apostamos nisso há 37 anos. Desta forma, as crianças poderão seguir sua trajetória de crescimento com maior autonomia e segurança.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que adoraremos ajudar. E lembre-se que você sempre pode marcar uma visita e conversar com nossa equipe de profissionais.