A importância do Aconselhamento Escolar

O aconselhamento escolar consiste não tanto em fornecer conselhos, mas em oferecer um ombro amigo e um  ponto de escuta para quem precisa expressar suas dúvidas e inseguranças e, em seguida, tentar eliminar seus sentimentos negativos.

Os alunos, especialmente os do ensino fundamental e médio, frequentemente se vêem vivendo momentos de  dificuldades ,  confusão  e desmotivação,  tanto na vida privada quanto na vida escolar. Esses problemas podem ter causas muito diferentes, mas qualquer que seja a origem de tais sentimentos acaba afetando a serenidade das crianças e, consequentemente, também a concentração e o estudo. Atualmente, no entanto, as melhores instituições de ensino estão implantando soluções destinadas a desenvolver um  canal de escuta  para os alunos, que possam ajudá-los a superar as diversas dificuldades. Aqui no Colégio Ideia temos o  aconselhamento escolar .

O que é aconselhamento?

De fato, meninos e meninas, especialmente na fase do desenvolvimento e da adolescência, passam por situações bastante complicadas de sua vida. Mudanças físicas e hormonais, o aumento gradual de responsabilidades tanto na vida privada quanto na escolar e, portanto, em outras palavras, podem levar a questões mais sensíveis, a uma perda de segurança, a uma instabilidade que geralmente afeta todos os aspectos. da vida do aluno. O objetivo do  aconselhamento escolar é encorajar um  diálogo com o aluno  de tal maneira que ele possa expressar suas próprias incertezas. De fato, o diálogo nesses casos é uma ferramenta fundamental para entender a si mesmo.

Geralmente, a atividade de aconselhamento consiste não tanto em fornecer conselhos, mas em oferecer um ombro amigo e um  ponto de escuta para quem precisa expressar suas dúvidas e inseguranças e, em seguida, tentar eliminar seus sentimentos negativos.

Quem é o conselheiro?

O papel do  conselheiro  é ocupado por um  psicólogo  ou um  pedagogo. Em nosso Colégio Ideia temos um profissional psicopedagogo voltado para isto. A abordagem deste profissional, deve ser mais descontraída e não tão formal, pois levaria a uma certa desconfiança por parte dos estudantes, efetivamente anulando a utilidade do aconselhamento.

Portanto, é mais útil entender o papel do conselheiro como uma pessoa que tem formação para tanto, capaz de  escutar e acompanhar os alunos através de um diálogo em que medos e incertezas surgem espontaneamente, criando confiança.

O propósito do aconselhamento

A atividade de aconselhamento tem três objetivos principais: aprender a administrar as próprias  emoções , o crescimento da auto-estima  e o desenvolvimento e fortalecimento de  habilidades expressivas  e criativas . Como dito acima, esses objetivos devem ser alcançados por meio de um diálogo que seja estabelecido entre o conselheiro e o aluno. A atividade não deve ter como objetivo dar conselhos, mas, pelo contrário, deve estimular a auto-análise em crianças. Isso leva a reconhecer e destacar nossos próprios limites e inseguranças. Uma vez que os meninos tenham atingido esse nível de consciência, eles podem começar sua jornada rumo a uma maior  estabilidade  e confiar em seus próprios julgamentos. O aconselhamento escolar nada mais faz que ajudar as crianças, através de um diálogo baseado na confiança e na compreensão sem julgamentos, a expor suas habilidades e usá-las para enfrentar melhor os problemas da vida escolar e da vida cotidiana.

A utilidade de aconselhamento nos períodos de recuperação

O aconselhamento revela-se uma atividade fundamental também no contexto da recuperação  escolar . As razões pelas quais alguns alunos não conseguem alcançar a média escolar podem ser diversas. Em algumas crianças pode haver uma  falta  de motivação para o estudo, em outros pode haver  dificuldades relacionais no ambiente escolar, por exemplo com colegas de classe, em outros casos as notas baixas podem estar ligadas à insatisfação  e um sentimento de  inadequação típico da adolescência.

O Colégio Ideia se preocupa em oferecer esse apoio de aconselhamento também no momento de recuperação escolar. Uma ajuda concreta para restaurar a confiança de meninos e meninas, para ajudá-los a entender suas dificuldades e direcioná-los a  encontrar soluções  para esses problemas.

O benefício é evidente, em primeiro lugar em termos de bem-estar pessoal e em segundo lugar no decurso de estudos que podem finalmente ser concluídos com a obtenção do diploma.

Acreditamos que o diálogo, respeito e consciência crítica são ferramentas fundamentais para qualquer relação, inclusive dentro da escola.

E você acompanha os conflitos que seus filhos tem enfrentado? Comenta aqui.

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL