A importância da educação infantil de qualidade

João, de 4 anos, está acostumado a ter tudo de imediato, parece autoconfiante, às vezes quase arrogante, diante de uma pequena frustração, um “não”, continua gritando, chora, puxa objetos e não é fácil acalmá-lo. Rosa, de 3 anos, fica em um canto, está sempre sozinha com marionetes, não fala, parece evitar o contato com os outros, tem medo de crianças, quando alguém se aproxima dela, parece aterrorizada; antes de frequentar um jardim de infância estava sempre com a mãe ou a avó, nunca teve oportunidade de se encontrar com colegas. Laura, de 3 anos, tem uma linguagem rica, fala muito, fala continuamente para chamar a atenção para si mesmo, se acha que tem que fazer tudo sozinha, quando não consegue fica ansiosa. Samir, de 5 anos, é muito autônomo, repete frases ouvidas na TV, se mudou recentemente para a cidade.  Carol, 5 anos quando fala gritos; quando sentados juntos em um círculo e contando histórias e experiências, ela sempre quer falar e fica brava, quando ela não é apoiada …

Esses nomes são fictícios mas as histórias se repetem aos montes, porque cada criança é única mas quando estão próximas a tantas outras, como acontece na escola, percebemos como sempre existem comportamentos comuns a uns e a outros. A escola infantil é um importante espaço de socialização, de fortalecimento emocional, de desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e muito mais.

Entendendo o contexto escolar como um lugar em que estamos diante de uma jornada não apenas de estudo, mas também de formação e crescimento, consideramos a pré-escola o principal ponto de partida da formação do ser humano

Escola Maternal

Aos 3 anos de idade, as crianças começam a entrar em contato com uma instituição, com um mundo diferente do lar, povoado de pessoas que ainda não conhecem e das quais devem gradualmente aprender a confiar. Não cobramos deles tarefas escolares, mas o desafio que os pequenos são chamados a superar é provavelmente mais complexo: a separação dos pais .

Ir ao jardim de infância envolve, na verdade, passar várias horas do dia longe dos cuidados da mãe, pai e outros membros da família (em particular, os avós). Assim, o primeiro significado que a escola tem, não apenas para a criança, mas também para seus pais, é esse. Eles também vivem uma separação , indicativo do fato de que seu filho está começando crescer.

De qualquer forma, se por um lado nos afastamos dos afetos domésticos por um tempo, por outro estabelecemos novos relacionamentos e outras descobertas. Amigos, professores, novos sabores, novas regras, brincadeiras, etc.

A tarefa de comunicar e aprender as normas sociais e regras é a principal responsabilidade dos professores. Os educadores da pré-escola estão entre as primeiras figuras adultas significativas que a criança encontra fora da família. Eles, portanto, desempenham um papel crucial : eles não são substitutos para os pais, é claro, mas podem dar uma grande contribuição para a educação e o crescimento das crianças. Especialmente no jardim de infância, o trabalho dos professores é voltado tanto para o lado mais propriamente educacional quanto para dar atenção e cuidado .

Para os muito pequenos, os professores constituem um ponto de referência fundamental e, portanto, é necessário que seu trabalho esteja focado no reconhecimento do sujeito que cada criança é, com suas características e peculiaridades.

Profissionais qualificados é fundamental para ajudar no desenvolvimento das crianças nesta primeira etapa da educação. Pesquisadores indicam que este é o momento onde são criadas e fortalecidas as bases que podem influenciar por toda sua vida.

Muitas escolas escolhem reduzir custos contratando equipes que não tem o devido preparo para lidar com esta fase tão importante da formação humana.

Por isso vale a pena conhecer  o histórico da instituição de ensino que você vai matricular seu pequeno. Alguns pontos que você pode considerar são:

• Há quanto tempo a escola existe?
  • Quais as referências?
  • Como é o ambiente?
  • E os profissionais?

Também vale a pena conferir as redes sociais e sites para entender um pouco mais sobre o trabalho que eles fazem.