O papel dos pais

Embora o papel dos pais no aprendizado de seus filhos evolua medida que as crianas crescem, uma coisa permanece constante: somos os modelos de aprendizagem de nossos filhos. Nossas atitudes em relao educao podem inspirar as delas e mostrar-lhes como se encarregar de sua prpria jornada educacional.

Seja um modelo para aprender.

Nos primeiros anos, os pais so os primeiros professores de seus filhos – explorando a natureza, lendo juntos, cozinhando juntos e contando juntos. Quando uma criana pequena comea a escola formal, o trabalho dos pais mostrar a ele como a escola pode estender o aprendizado que voc comeou juntos em casa, e quo excitante e significativo esse aprendizado pode ser. Atravs de orientaes e lembretes, os pais ajudam seus filhos a organizar seu tempo e a apoiar seus desejos de aprender coisas novas dentro e fora da escola.

Preste ateno ao que seu filho ama.

Uma das coisas mais importantes que um pai pode fazer notar seu filho. Ele tagarela ou ele tmido? Descubra o que lhe interessa e ajude-o a explor-lo. Deixe seu filho lhe mostrar o jeito que ele gosta de aprender .

Pratique o que seu filho aprende na escola.

Muitos professores incentivam os pais a repassarem o que seus filhos pequenos esto aprendendo e a praticar com o que precisam de ajuda extra. Isso no significa obriga-lo a acertar tudo, mas pode significarexplorar habilidades bsicas de contagem, tabelas de multiplicao ou reconhecimento de letras, dependendo das necessidades e do nvel de aprendizado do seu filho.

Reserve um tempo para ler juntos.

Leia em voz alta regularmente, at para crianas mais velhas. Se seu filho reluta em ler, a leitura em voz alta pode ser estimulante. Ler os dois primeiros captulos de um livro juntos pode ajudar, porque estes so frequentemente os mais difceis em termos de enredo. Tambm tente alternar: voc l um captulo em voz alta, ela l outro para si mesma. E deixe as crianas escolherem os livros de que gostam.

O papel dos pais na educao

Conecte o que seu filho aprende na vida cotidiana.

Faa do aprendizado parte da experincia cotidiana do seu filho, especialmente quando ele sai das questes naturais do seu filho. Quando voc cozinhar juntos, faa a medio de matemtica. Quando voc dirige no carro, conte placas e fale sobre os estados. Quando voc ligar o liquidificador, explore como ele funciona em conjunto. Quando seu filho estuda o tempo, fale sobre o motivo de estar to quente na praa ou praia. Tenha conversa que abra espao para trocas, ouvindo as ideias de seu filho, em vez de derramar um monte informaes em suas cabeas.

Conecte o que seu filho aprende ao mundo.

Encontre maneiras adequadas idade para ajudar seu filho mais velho a conectar o aprendizado escolar a eventos mundiais. Comece fazendo perguntas. Por exemplo, pergunte a uma aluna da segunda srie se ela sabe sobre um evento recente e o que ela ouviu. Em seguida, pergunte o que ela poderia fazer para ajudar (como enviar suprimentos para as vtimas do furaco). Voc pode perguntar a uma criana mais nova se ele ouviu alguma coisa sobre asnotcias e descobrir o que ele sabe.

No sobrecarregue seu filho.

Embora voc queira complementar a escola com atividades externas, seja criterioso sobre o quanto voc deixa ou incentiva seu filho a fazer. As crianas precisam de tempo de inatividade, tanto quanto eles precisam para exercer atividades extra-curriculares. Se uma criana tem lio de casa e pratica esportes e uma aula de msica e faz parte de um grupo de jovens na igreja , ela pode rapidamenteficar sobrecarregada e viver correndo,sem alegria, de uma coisa para outra.

Mantenha a TV no mnimo.

Assistir muita TV no d s crianas a chance de desenvolver seus prprios interesses e explorar por conta prpria, porquesobrecarregao tempo delas. O tempo livre, no amarrado a livros, brinquedos, artesanato e amigos permite que as crianas aprendam a se responsabilizar por sua agenda e a desenvolver seus prprios interesses, habilidades, solues e conhecimentos.

Aprenda algo novo voc mesmo.

Aprender algo novo uma tima maneira deser exemplopara o processo de aprendizado do seu filho.Aprenda um novo idioma ou uma profisso, ou leia sobre um tpico desconhecido. Mostre ao seu filho o que voc est aprendendo e como voc pode estar enfrentando esses desafios. Voc ter uma melhor compreenso do que seu filho est passando e seu filho pode aprender habilidades de estudo, observando voc estudar. Voc pode at estabelecer um tempo de estudo juntos.

Agora com voc. Veja o que voc j pratica e compartilhe conosco suas ideias sobre o que ou no papel dos pais.

Lembre-se de compartilhar esse artigo com um amigo especial e ajud-lo nesse papel de ser pai ou me.