Proposta Pedagógica

Seguindo perspectiva sócio-interacionista e de abordagem cognitivista, busca-se aproximação com modernas correntes do ensino da língua que consideram a linguagem como forma de atuação sobre o homem e o mundo, ou seja, como processo de interação verbal que constitui a sua realidade fundamental.
Na tendência cognitivista, o trabalho na educação infantil é voltado para a criança a fim de que essa seja responsável pela construção do seu conhecimento aprendendo a partir da interação que estabelece com o meio físico e social desde o seu nascimento, passando por diferentes estágios de desenvolvimento. Ou seja, o conhecimento resulta da interação do sujeito com o ambiente e do controle da própria criança sobre a obtenção e organização de suas experiências com o mundo exterior, quando acompanha com os olhos os objetos, observa tudo ao seu redor, agarra, solta, empurra, cheira, leva à boca e prova, etc.

Nessa etapa da vida escolar, da descoberta da expressividade, das relações sociais e da contextura, sendo especialidade relevante, a atitude de carinho e atenção é necessária para que a criança se sinta segura e valorizada, aumentando a sua auto-estima e confiança na própria capacidade de aprender e enfrentar mudanças.

Aqui o aluno aprenderá a elaborar hipóteses, argumentar, refletir, relacionar fatos e conteúdos; o Colégio Ideia, busca fazer com que os alunos "pensem o conhecimento". Só assim é possível entender e aprender de verdade, e é através desse aprendizado que o educando transforma a sociedade por meio de espírito de união, respeito e solidariedade presente em todos os momentos do processo ensino-aprendizagem.