Qual a idade certa para aprender a ler?

Existe idade certa para aprender a ler? Muitos pais se deparam com essa questão. A leitura de maneira geral depende de que uma criança consiga ter domínio de várias habilidades. Todas essas habilidades são adquiridas com o tempo, e o seu desenvolvimento varia de criança para criança.

No entanto, saiba que você papai e mamãe, desenvolvem um importante papel no desenvolvimento neuropsicológico do seu filho, e boa parte dessas habilidades podem ser incentivadas, e inclusive auxiliadas por vocês pais. Essas capacidades quando desenvolvidas de maneira integral determinam o êxito do seu filho em aprender a ler, seja na idade que for.

No artigo de hoje nós vamos ajudar você a não só responder a sua dúvida quanto à idade certa para aprender a ler, mas vamos ajudar vocês pais a ajudarem ativamente na evolução dos seus filhos. Continue lendo!

O seu filho já se comunica com frequência?

Se a resposta for sim, saiba que o seu filho está no caminho certo. Se você acha que a resposta para essa pergunta é não, saiba que o seu filho pode precisar de um auxilio um pouco maior.

Um dos primeiros pontos que fazem com que uma criança aprenda a ler de maneira mais rápida é o incentivo a própria leitura e o incentivo para que ela fale várias palavras. O incentivo dos pais possui um grande valor para a criança, que a se ver cercada de afeto e de carinho passa a ser estimulada a fazer determinado comportamento.

Todavia, é importante ter cuidado nesse incentivo. Não se deve “bajular” demasiadamente a criança a fazer alguma coisa, e sim se deve sugerir ou indicar uma ação que ela deva fazer.

Outro erro muito comum que os pais fazem é a cobrança em um momento muito precoce. A pressão nesse período da vida do seu filho pode ser causar um efeito contrário, onde ele passará a se sentir ansioso ou até mesmo incapaz de conseguir falar ou ler algumas palavras. Essa pressão implica na idade certa para aprender a ler de seu filho.

existe idade certa para aprender a ler?

Saiba que a comunicação do seu filho é de profunda importância para que ele consiga desenvolver algumas habilidades fundamentais para aprender a ler. Uma dessas habilidades é a consciência fonológica, que nada mais é que a capacidade do seu filho emitir todos os sons da fala – que mais tarde, serão reconhecidos através das letras.

Você faz o acompanhamento escolar do seu filho?

Igualmente importante ao incentivo do seu filho a leitura e a fala, o acompanhamento escolar do seu filho é de altíssima relevância.

Esse acompanhamento deve ser verificado em função de todas as atividades escolares, e deve ser monitorado se o seu filho apresenta um rendimento escolar satisfatório. Todas as lições que envolvem a escrita, por exemplo, devem ser corrigidas com sinceridade e devem ser observadas enquanto a criança está praticando.

Esses exercícios vão criar a habilidade motora e neurológica necessária para que o seu filho consiga escrever todas as letras do alfabeto, o que será fundamental para a escrita e para a própria leitura – afinal, a criança só passa a reconhecer por completo as letras quando ela consegue por si mesma reconhecer e reproduzir a grafia de uma vogal ou consoante.

Como você pode perceber, nessa parte entram mais uma vez que os cuidados dos pais. Todos esses cuidados influenciam no aprendizado e no desenvolvimento do seu filho – o que implica mais uma vez em uma dificuldade aparente em indicar a idade certa para aprender a ler.

Finalmente a resposta

A idade certa para aprender a ler normalmente varia dos 4 a 7 anos de idade. Podem levar alguns anos para que o seu filho consiga desenvolver todas as habilidades necessárias para a leitura.

Como você pode ter visto anteriormente, a idade certa para aprender a ler pode ser facilmente modificada no ambiente em que a criança se encontra. Um ambiente cercado de livros ( que por si só já é um incentivo que os pais podem fazer ), cercado de afeto e de atenção, podem fazer com que a criança tenha o desejo de aprender a ler mais rápido, o que irá impactar significativamente na idade em que essa criança aprenderá a ler e a escrever.

Em contrapartida, uma criança que está em um ambiente onde a leitura é uma atividade pouco frequente, e até mesmo pouco valorizada, pode fazer com que ela tenha pouco estimulo para aprender, o que pode fazer com que essa criança leve um pouco mais de tempo para aprender – o que irá impactar mais uma vez na idade certa para aprender a ler desse pequenino.

Ainda entram no desenvolvimento da criança a alimentação e todos os fatores típicos do desenvolvimento físico infantil, que é claro, também desempenham um importante papel em todo o processo.

Como descobrir a idade certa para aprender a ler pode ser um pouco difícil, esperamos que vocês pais tenham em mente que mais importante que a idade, é a maneira como o seu filho é cuidado e ensinado.

De maneira geral, o acompanhamento dos pais juntamente ao ensino escolar já são o suficiente para que ele aprenda a ler na sua classe de alfabetização ( que normalmente é dada quando a criança está com mais ou menos seis anos de idade – o que seria o “padrão” para o sistema educacional ).

Gostou do artigo? Que tal baixar esse ebook gratuito?

família de sucesso

Como preparar os filhos para começar o 6º ano escolar