Todo mundo sabe que criança aprende rápido. Isso se dá pela constante e complexa quantidade de informações que os pequeninos estão “digerindo” a cada momento.
Para uma criança tudo é novo, e sem sombra de dúvidas todo o seu desenvolvimento psicológico e cognitivo se dá em função de todos os estímulos ( ou situações ) que ela se depara durante o dia.
Sendo assim, muitos pais se perguntam o que os seus filhos devem aprender nesse momento tão valioso e importante da vida. E para responder essa pergunta, basta que você continue lendo esse artigo!
Entendendo a educação infantil
A educação infantil é complexa. E diferente do que muitos pais imaginam, ela não se trata apenas da educação que é dada na escola, ela depende de todas as experiências que a criança tem contato desde a sua concepção.
Se uma criança está em um ambiente cercado de situações negativas, todos esses problemas serão um profundo agente na maneira de como essa criança irá se portar no futuro.
De maneira semelhante, se o ambiente é positivo e cercado de boas situações e quadros favoráveis, essas situações também serão um agente na maneira de como essa criança moldará a sua realidade e o seu comportamento.
Todas as atividades em que ela está inserida, tudo o que ela observa ( isso vale para programas de televisão e situações sociais ), tudo o que ela interage, e com todos que ela se comunica são experiências únicas que moldam a sua visão de mundo.
O que posso fazer para dar uma boa educação ao meu filho?
Além de coloca-lo em uma boa escola como nosso Colégio Ideia em Jequié, os pais devem se atentar em desde cedo promover um ambiente favorável à exploração da curiosidade do seu filho.
Uma boa educação acontece com o seu filho interagindo com tudo o que está a sua volta. Essa interação com a supervisão dos pais, e aliadas aos ensinamentos cotidianos são o que formam um indivíduo capacitado a enfrentar toda a vida no futuro.
Muitos pais tendem a eliminar alguns comportamentos típicos e muitos favoráveis da idade infantil. Alguns desses comportamentos são: a necessidade da criança explorar o seu ambiente, a necessidade da criança verbalizar, a necessidade de perguntar entre outros.
Todos esses comportamentos regem várias partes da personalidade do seu filho, e inclusive cada um desses comportamentos serão importantes para ele no futuro. Portanto, pais de plantão, tomem cuidado com a superproteção – ela pode acabar prejudicando o seu filho em longo prazo.
E o ambiente escolar? Ele é importante?
O ambiente escolar é importantíssimo. Assim como seu filho interage com tudo o que está no seu ambiente familiar, a escola para ele é o “mundo” externo, onde ele pode descobrir novas coisas e conhecer novas pessoas.
Na escola a interação social é um dos pontos mais importantes. Nele a criança convive sem a presença dos pais pela primeira vez, e é aqui que começa a acontecer os seus primeiros passos da sua “independência”.
Esses primeiros passos, regem a “segunda parte” da educação infantil – que se trata do início do aprendizado escolar. Nessa parte, a criança deve aprender a se socializar com a supervisão do seu professor, e deve começar a estudar alguns materiais didáticos.
Porém, vale ressaltar, que é total responsabilidade dos pais a observação do que os seus filhos estão aprendendo na escola. Isso vai desde o seu material escolar, até os comportamentos que a criança apresenta ao voltar da escola todos os dias.
Como citado anteriormente, as crianças aprendem a todo o momento, e como nessa “segunda parte” da sua educação os pais não estão presente, é nessa parte que os cuidados devem ser redobrados.
Os cuidados que os pais devem ter com a escola do seu filho
É também de responsabilidade total dos pais a escolha da escola do seu filho. Essa escola deve invariavelmente ter profissionais qualificados e capacitados a lidarem com crianças.
Infelizmente, existem vários casos onde as escolas apresentam um ensino precário para os pequeninos, e em alguns casos, já foram relatados até casos de maus tratos por conta de professores.
Por essa razão, a escolha da escola deve ser feita após muita pesquisa e cuidado. É importante observar o ambiente escolar, a infraestrutura da escola e até mesmo a reputação desse colégio. Por isso fique atento, pois, aqui mesmo na cidade, existem escolas em Jequié que não possuem tradição e não tem profissionais qualificados.
Professores que não são completamente capacitados a lidarem com crianças podem acabar deixando algumas situações indesejáveis ocorrerem, e muitas dessas situações podem colocar em risco a saúde do seu filho.
Além dessas situações, a falta de atenção, ou até mesmo o despreparo em lidar ( ou responder ) com uma criança, pode levar esse pequenino a desenvolver alguns hábitos ruins, além de poder frustra-lo na sua área emocional.
Lembre-se que ao longo dos anos o seu filho passará a maior parte do tempo no ambiente escolar, e tudo o que ele tiver como sua educação infantil será de profunda importância no seu desenvolvimento.
Você também poderá gostar deste artigo:
https://colegioideiaba.ga/6-dicas-para-ajudar-no-desenvolvimento-de-seu-filho/
O exemplo é uma das melhores maneiras de educar
Uma das maiores práticas que os pais podem ter para dar uma boa educação infantil a seus filhos é uma postura de exemplo forte e positiva.
Ambientes com confusões, ou com a apresentação de hábitos ruins podem fazer com que o seu filho já aprenda desde cedo alguns comportamentos pouco produtivos.
Tenha sempre em mente que você já é um exemplo para o seu filho, e toda a maneira como você age, fala, se comporta já são fatores influenciadores na personalidade da sua criança.
Essa parte da educação infantil exige muito esforço dos pais e é sem sombra de dúvidas uma das áreas da educação infantil mais importante. Leve sempre em consideração que boa parte do desenvolvimento emocional e cognitivo da criança está acontecendo quando ela está próxima dos seus pais, e por essa razão, caso você não dê atenção ao seu filho, ou caso você o trate-o mal, ele será o reflexo desse seu comportamento.
A educação infantil e a ética
É importante ressaltar que durante toda a educação infantil é necessário ensinar o pequenino sobre as várias questões éticas que cercam o nosso mundo.
É preciso ensinar que roubar é errado, que falar junto com outra pessoa é falta de educação, e que não se deve desrespeitar os mais velhos.
Boa parte dessas pequenas “regrinhas” sociais são fundamentais para que o seu filho consiga ter um bom convívio social na escola e fora dela ( quando ele estiver mais velho ). Outras questões como o respeito e o amor ao próximo, a caridade e até mesmo o ensinamento de algumas questões sociais ( como o básico sobre uma condição financeira ) vão permitir que o pequenino esteja mais preparado para enfrentar as situações cotidianas.
Muitos pais acham que essa parte da educação infantil é de exclusividade escolar, e na realidade, esse tipo de pensamento se trata em um erro e pode ser altamente prejudicial a seu filho – já que ele pode ficar exposto a qualquer tipo de pensamento ( e de exemplos ) na escola em que ele estuda.
Por mais que façamos o acompanhamento da educação infantil escolar, e de tudo que acontece na sua escola, sempre existirão lacunas que não poderão ser preenchidas pelos pais.
Com um devido ensinamento das questões éticas, os seus filhos se encontrarão mais “imunes” a alguns comportamentos que são certamente duvidosos. Por essa razão, é sempre importante manter a educação infantil como uma questão holística. Certamente, o seu filho irá te agradecer no futuro.
E ai, o que achou deste artigo? Que tal baixar nosso ebook e descobrir os 7 princípios para ter uma família de sucesso?