O nome pode ser engraçado mas a verdade é que este é um momento muito complexo da vida humana. Se você está passando pela adolescência vai entender muito bem o que vamos descrever agora e se você já é adulto, certamente apresentou algumas destas características em sua adolescência. O emérito Professor Maurício Knobel, da Universidade de Campinas (UNICAMP), reuniu, sob a denominação de Síndrome da Adolescência Normal um conjunto de 10 sinais e sintomas que caracterizam essa marcante fase da vida humana, assim listado:
- Busca de si mesmo e da identidade adulta;
- Tendência grupal ;
- Necessidade de intelectualizar e fantasiar ;
- Crises religiosas ;
- Deslocação temporal ;
- Evolução sexual;
- Atitudes sociais reivindicatórias ;
- Contradições sucessivas em todas as manifestações de conduta;
- Separação progressiva dos pais ;
- Constantes flutuações do humor e do estado de ânimo
De acordo com os pesquisadores Silva & Mattos, a adolescência “corresponde a um período de descobertas dos próprios limites, de questionamentos dos valores e das normas familiares e de intensa adesão aos valores e normas do grupo de amigos”.
Você deve gostar também deste artigo:
O fato é que, deve-se ter em mente que essas mudanças são alteradas a todo o momento. Qualquer que seja o conflito ou as dificuldades encontradas por pais e filhos neste período, o diálogo é sempre será o melhor caminho para as explicações e entendimentos. Saibam que essas atitudes não vão se manter na idade adulta, mas, principalmente os pais, devem deixar claro o que pensam em relação a tantas mudanças.
Nunca se esqueçam que família é para amar, repeitar e apoiar uns aos outros.
Para entender melhor o assunto, vejam este vídeo: