Benefícios do relacionamento família e escola

Como pai e mãe, você conhece seu filho melhor do que qualquer outra pessoa. Assim, os professores de seu filho também vão querer conhecê-lo.

Quando você tem um relacionamento forte e respeitoso com a escola e os professores, você pode dar as informações necessárias para ajudar seu filho a tirar o máximo proveito de sua educação.

Você e a equipe docente podem trabalhar juntos para apoiar o aprendizado e o bem-estar do seu filho.

Quando todos estão trabalhando juntos o estudante se beneficia tanto em termos acadêmicos quanto sociais, por exemplo:

• frequência escolar regular
  • resultados escolares positivos
  • uma atitude positiva em relação à escola
  • habilidades sociais e de relacionamento positivos
  • uma sensação de bem-estar
  • maior entrosamento na escola

Enquanto principal responsável pela educação de seu filho, não adianta os pais se ausentarem da escolar e só aparecer quando acontece algum problema.

Você pode ajudar seu filho a tirar o máximo proveito da educação escolar, comunicando e construindo relacionamentos com professores, outros pais e alunos, desde o primeiro dia.

Mas como construir um forte relacionamento com a escola de seu filho?

Como construir um forte relacionamento entre pais e escola?

Você pode fortalecer este relacionamento  de várias maneiras:

• Envolva-se na comunidade escolar de todas as formas possíveis.
  • Converse informalmente com os professores nos horários de saída, ou por e-mail ou telefone, se isso for mais apropriado para você e o professor.
  • Vá para entrevistas com pais e professores e reuniões com os pais.
  • Verifique o site da escola, o portal dos pais e e-mails regularmente.

Além do contato diário, você também pode se envolver mais com a escola participando dos eventos que sempre acontecem.

Aqui no Colégio Ideia temos Feiras de Ciências, Café com Leitura, Noite de autógrafos, Expo Arte, e diversos eventos, reuniões e confraternizações.

Estabelecer um relacionamento com a escola de seu filho é um  processo de mão dupla . Por exemplo, você pode pedir informações ou feedback à escola e aos professores. Você também pode compartilhar eventos especiais ou conquistas de seu filho fora da escola.

Por outro lado, nem todos os pais podem se envolver na escola tanto quanto gostariam, mas você ainda pode deixar seu filho saber que a escola é importante para sua família.

Falar sobre a escola com o seu filho, ser caloroso e amigável em eventos escolares, e ser positivo sobre a escola e sua equipe envia a mensagem de que você valoriza a educação e está interessado no que está acontecendo para o seu filho na escola.

Todos os pais terão um relacionamento diferente com a escola de seus filhos. Este relacionamento não é apenas sobre o contato direto com a escola, mas também inclui relacionamentos com outros pais, amigos e professores de seu filho. O relacionamento entre pais e filhos pode mudar à medida que seu filho fica mais velho ou quando as coisas mudam no trabalho ou em casa.

Reuniões para pais e professores

Reuniões entre pais e professores na escola são uma das principais maneiras pelas quais muitos pais descobrem como está indo a educação de seus filhos. Este momento pode ser uma ótima maneira de reunir todas as pessoas importantes quando o assunto é educação- você, o professor e seu filho – todos conversando.

Ao incluir seu filho, você o ajuda a negociar as responsabilidades de aprendizado e a se envolver no acompanhamento e na reflexão sobre suas conquistas, progresso e metas. Se você precisar discutir tópicos que não são apropriados para o seu filho ouvir, você pode marcar uma reunião para outro horário.

Você não precisa esperar por uma reunião formal entre pais e professores, especialmente se precisar falar sobre algo que afeta o bem-estar de seu filho.

Por exemplo, é importante que o professor e a escola saibam se seu filho tem algum problema de saúde, se você está preocupado com o bullying ou se houve uma mudança em sua família, como morte, separação ou divórcio.

Escola e família é uma parceria que precisam andar lado a lado. Aqui no Colégio Ideia prezamos por essa comunicação e troca há 37 anos.  Não deixe de compartilhar e buscar informações sobre o desenvolvimento de seu filho.

Pontos chave deste artigo:

• Quando pais e professores têm relacionamentos fortes, as crianças obtêm muitos benefícios acadêmicos e sociais.
  • Construir um relacionamento com a escola do seu filho tem a ver com conhecer e participar.

Continue conosco.